“Uma idéia é: eu quero montar um negócio x porque eu quero, porque eu gosto, porque eu acho que sei tocar aquele negócio, porque eu acho que sei fazer pizza e assim por diante. E a oportunidade de negócio não é isso. A oportunidade é: se tem alguém interessado em comprar aquele serviço ou aquele produto e, se esse alguém, se esse conjunto de pessoas, se esse mercado é potencial para um volume de vendas que valha a pena aquele esforço, valha a pena aquele investimento”, esclarece o consultor.
Como pesquisar?
“As grandes empresas contratam empresas de pesquisa, fazem estatísticas diversas. A pequena empresa tem uma opção maravilhosa que é conhecer outras empresas do ramo. Visitar dezenas, centenas de empresas do ramo, conversar com empresários da mesma área. Querer saber, investigar detalhes do mercado fornecedor, detalhes da clientela, como a clientela reage aquilo etc”, diz Antônio Carlos.
Cuidado com as despesas ocultas
“Por exemplo, o décimo terceiro salário. Mensalmente, os funcionários têm direito a 1/12 do salário, que, no final do ano, compõe o 13º salário. Portanto, no final do ano, o empresário precisará desembolsar duas folhas de pagamento: a normal e o 13º salário. Muitas empresas não se preparam para isso e, no final do ano, têm que recorrer a bancos, tomar empréstimos, liquidar, para conseguir o dinheiro adicional. Como sair de uma situação dessa? Mensalmente provisionar 1/12 da folha de pagamento. Guardar esse dinheiro realmente”, sugere ele.
O empresário conhece o custo do produto?
“Cerca de 86% das pequenas empresas não conhecem o custo de seu principal produto. Isso significa que ele não tem domínio sobre o processo de fabricação, sobre o processo de compra. Ele não tem domínio sobre a formação do preço de venda. Ele não tem domínio sobre o seu lucro. Isto é, quanto custa o seu produto, quanto sobra para ele. Ele não tem domínio sobre a sua margem. Quanto sobra para sua empresa após pagar os fornecedores”, avalia.
Não sobrecarregue a sua empresa
“Muitos empresários imaginam que a empresa deve sustentar a família. E se a empresa só pode gerar uma certa quantidade de lucro, e se esse lucro é menor do que o volume de renda que a família precisa, a empresa não poderá sustentá-la. Muitos empresários não se apercebem disso e sugam mais da empresa do que ela pode dar”, diz o consultor Antônio Carlos.