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Erros de português em cartazes de lojas afastam consumidores

A primeira impressão é a que fica. Os empresários que querem divulgar seus estabelecimentos comerciais ou seus produtos devem sempre lembrar desse ditado. A regra é fundamental no momento de elaborar faixas, cartazes, folhetos, notas fiscais e sites. Os erros de português podem afastar os consumidores.

A consultora Emília Guan, de São Paulo, alerta para o que qualifica de dissonância cognitiva do cliente. Segundo ela, as pessoas podem não conhecer as regras de português, mas elas têm a intuição de que há algo errado. Acabam desconfiando de que alguma coisa está incorreta e podem desistir da compra. Quem lê um cartaz com a inscrição: mixto-quente por exemplo, pode temer pela pela sua saúde. Uma oficina com uma faixa onde se lê concertamos TVs e aparelhos de som provoca sérias dúvidas sobre a capacidade do profissional que oferece o serviço. “Hoje, todos estão expostos às informações. Independentemente de grau de escolaridade, as pessoas intuem as imperfeições”, diz Emília.

A consultora também condena a estratégia de alguns comerciantes que insistem em utilizar erros de gramática para chamar a atenção do público, alterando o seu padrão de percepção negativamente. “O comerciante opta pelo erro, mas não consegue oferecer um produto diferenciado. O consumidor sente-se duplamente lesado. Trata-se de um desrespeito emocional, porque ele reforça a sensação de que o público não tem condições de melhorar o padrão lingüístico e deve aceitar os erros como uma justificativa pelo seu baixo poder aquisitivo”, afirma.

Respeito e lei – O respeito pelo consumidor começa na divulgação de informações corretas em cartazes, faixas, folhetos e cardápios. Os erros podem não afastar os consumidores temporários, mas, certamente, farão com que os possíveis clientes com melhor nível de informação não voltem ao estabelecimento.

A consultora Marisa De Mitri, de São Paulo, aconselha o lojista a verificar a eficiência das empresas que elaboram trabalhos de comunicação externa. Ela aconselha os empresários a consultar um professor para corrigir os erros mais freqüentes que são os de concordância e ortografia.

Paula Cunha

Para um bom entendedor
Veja o certo e o errado em algumas placas e cartazes de lojas
Certo Errado
À la carte A la carte
À moda de A moda de
A prazo À prazo
À vista A vista, ávista ou àvista
Água de coco Água de côco
Alugam-se vagas Aluga-se vagas
Artesanato Artezanato
Comida por quilo Comida à kilo
Conserto (reparar alguma coisa) Concerto (espetáculo musical)
Das 9h às 11h Das 9h as 11h
Entrega a domicílio ou entregas em domicílio Entrega à domicílio
Misto – quente Mixto – quente
Segunda a sexta-feira Segunda à sexta-feira
TV em cores TV a cores
Vendem-se casas Vende-se casas
Fonte: Acomp Consultoria            
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