ACE-Guarulhos

Entidades parceiras analisam plano de negócios de futura Incubadora de Empresas

ACE-Guarulhos, Agende, Ciesp, Sebrae, Sica e UnG promoveram na última semana mais uma reunião de trabalho para estudar o projeto de implantação de uma Incubadora de Empresas em Guarulhos. O encontro ocorreu na sede da Associação Comercial com os representantes das entidades e Prefeitura e definiu as diretrizes a serem seguidas para viabilização da Incubadora ainda para este ano.

Na ocasião foi estudado o Plano de Negócios da Incubadora, elaborado pelo coordenador de Jovens Empresários do Ciesp Guarulhos, Nilson Cruz. O documento deverá ser aprimorado e apresentado formalmente na próxima reunião, dentro de uma semana. Alguns pontos já foram definidos, a exemplo do perfil da incubadora local, que deverá ser mista: sediar empresas tradicionais e de base tecnológica.


As incubadoras têm por objetivo fomentar um ambiente adequado e propício para a criação, desenvolvimento e consolidação de empresas do setor de base tecnológica e convencional, onde nova tecnologia possa ser agregada a seus processos ou produtos, tornando-as diferenciadas no mercado. O Projeto de incubadora de empresas visa impulsionar a criação de micro e pequenas empresas para atender às carências da cidade, na cadeia produtiva. A efetivação da incubadora acontecerá através de parcerias com entidades representativas do município, que possam alavancar o processo, com ações definidas. O contrato com empresas nascidas na Incubadora local deverá ser fixado em dois anos, prorrogável por mais 01 ano.

No último encontro também ficou definido que os executores do projeto serão Sebrae, Prefeitura de Guarulhos e Agende, com o apoio dos parceiros Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e Universidade Guarulhos.


O próximo passo será a discussão acerca do Regimento Interno, que disciplinará o funcionamento da Incubadora no município. O grupo de trabalho também tem realizado visitas em incubadoras de outras cidades. Após estruturado, o projeto partirá para a fase de captação de recursos junto ao Sebrae-SP , devendo ser viabilizado para o segundo semestre deste ano. “Será um passo muito importante, pois dará oportunidade a muitas empresas em potencial que não teriam condições de nascer ou vingar em Guarulhos, sem o apoio da Incubadora”, analisa o ex-presidente da ACE-Guarulhos e atual vice-presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo), Anunciato Thomeo Sobrinho, um dos incentivadores do projeto no município. “Houve todo um engajamento da ACE para integrar o projeto e viabilizá-lo já que a entidade é um dos principais agentes fomentadores da atividade empresarial de Guarulhos”, finaliza Anunciato.
Sair da versão mobile