Entidades chamam sociedade para o 3ª Pista Já
Representantes das entidades que organizam o movimento “Cansei de esperar – Terceira Pista Já” iniciam nesta semana campanha de divulgação para convocar a sociedade civil (trabalhadores, estudantes, empresários e entidades)
Representantes de entidades reunidos
O lançamento do movimento será marcado por um minuto de silêncio, no próximo dia 17 de agosto, às 13h, na área de Desembarque do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. No mesmo dia, pela manhã, haverá uma concentração em frente ao Bosque Maia, de onde os participantes seguirão em carreata até o Aeroporto.
No mesmo horário, o Cansei – Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros – liderado pela OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) – irá se reunir para a realização de um ato, em frente ao Aeroporto de Congonhas, próximo ao local onde o avião da TAM se chocou contra o prédio da companhia, deixando cerca de 200 mortos.
Em Guarulhos, o movimento “Cansei de esperar – Terceira Pista Já” vai promover um ato que marcará posição em defesa da construção imediata da Terceira Pista, obra que vem sendo protelada há décadas e que – diante do caos aéreo vivido no país –é apontada como a melhor solução a curto prazo para minimizar os problemas enfrentados em São Paulo.
Autoridades apontam que a desapropriação de 5.330 construções, onde vivem 4.856 famílias, é o maior entrave para a realização da obra. No entanto, as entidades entendem que se houver vontade política é possível encontrar alternativas viáveis para o deslocamento desta população que não chega a 20 mil pessoas.
O movimento pretende, inclusive, ajudar a encontrar alternativas viáveis para a realocação dessas famílias, que atualmente vivem em áreas de risco, muitas em terrenos sem qualquer documentação. Transferi-las para conjuntos habitacionais, devidamente legalizados, ou mesmo com a devida compensação financeira, possibilitará que elas vivam com mais dignidade e em condições seguras. Por outro lado, a construção da Terceira Pista deve gerar um novo boom de crescimento econômico para o Município.
“Pretendemos sensibilizar as autoridades a fim de que as obras de construção da 3ª pista iniciem imediatamente. Isso será bom para o Brasil e ainda melhor para Guarulhos”, disse Wilson Lourenço, presidente da ACE-Guarulhos.
Participam do movimento em Guarulhos a ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Guarulhos, ASEC (Associação dos Empresários de Cumbica), OAB Guarulhos, Força Sindical Alto Tietê, Guarulhos Convention Bureau, Viva Guarulhos e Asseag (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarulhos).
Cansei de Esperar – Terceira Pista Já
– definição imediata sobre a construção da Terceira Pista do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos André Franco Montoro
– definição de soluções para a realocação das aproximadamente cinco mil famílias que vivem em áreas a serem desapropriadas
– participação dos processos de liberação da área para a construção, em um esforço conjunto para superar as questões legais que atrasam a efetivação da obra
– definição de um Plano Diretor para toda a região no entorno do Aeroporto Internacional, para evitar a ocupação desordenada das áreas próximas.
Cansei – Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros
Trata-se de uma mobilização espontânea da sociedade, entidades e lideranças, que passaram a dialogar sobre o momento vivido pelo Brasil. A partir daí, uma articulação se estabeleceu, dando lugar a este movimento, que tem como premissas ser apartidário e apolítico. É um movimento cívico, não é contra ninguém, mas a favor do povo brasileiro, da cidadania e do Brasil.
O minuto de silêncio será uma forma de protestar contra fatos que vêm cansando a sociedade brasileira:
– corrupção,
– carga tributária,
– caos aéreo, etc.