ACE-Guarulhos

Energia: Abastecimento está seguro até 2006

Projeções realizadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para o fornecimento de energia no quinqüênio 2003-2007 indicam que o Brasil está livre de risco de desabastecimento até 2006. De acordo com o Planejamento Anual da Operação Energética Ano 2003, divulgado na terça-feira, 25, no site do ONS, o País somente estará exposto a riscos maiores de um déficit na oferta de energia em 2007, segundo o trabalho.

O estudo anterior fazia projeções até o ano de 2006 e descartava qualquer risco considerável de racionamento. Conforme advertem os técnicos do órgão no documento, trata-se de um risco administrável, que poderá ser contornado com a adoção de medidas operativas como a ampliação da operação de usinas termelétricas, por exemplo, ou com mudanças no intercâmbio de energia elétrica entre as regiões do País.

O trabalho revela ainda que não existem problemas à vista, nos próximos cinco anos, em relação ao fornecimento no horário de pico do consumo – o período de maior concentração da utilização de energia elétrica, entre 17 e 20 horas – mesmo considerando um cenário de crescimento econômico maior.

Sair da versão mobile