Endividamento deixa os clientes apreensivos
Enquanto o Índice Nacional de Confiança (INC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) indica aumento no otimismo dos brasileiros, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra as pessoas menos confiantes neste final de 2009, a despeito dos claros sinais de recuperação da economia – a disparidade é explicada por diferenças metodológicas na realização dos dois levantamentos.
O ICC caiu 2,4% em dezembro ante novembro, o primeiro recuo após nove meses de sinais positivos. Para a coordenadora da pesquisa da FGV, Viviane Seda, fatores como a antecipação de consumo com maior endividamento, além da preocupação com o comportamento da inflação e com o possível aumento dos juros em 2010, justificam a queda. Viviane lembra ainda que o índice registrou aumento de 17,1% na comparação com dezembro do ano passado na série com ajuste sazonal. “É um indicador ainda favorável, o nível de confiança ainda é elevado”, disse.
Para ela, “com os incentivos fiscais, as pessoas anteciparam as compras de final de ano e estão mais endividadas, e a pesquisa está refletindo os efeitos dessa situação”.
O índice ficou em 112,3 pontos em dezembro, ante 115,1 pontos em novembro – quanto mais perto de 200, maior o nível de confiança. “O consumidor se endividou e agora está preocupado em quitar as dívidas”, disse Viviane. Segundo ela, apesar da queda no ICC no último mês do ano, o Brasil mostrou uma recuperação maior que os outros países após as fortes turbulências do final do ano passado.
Viviane acredita que, mesmo com os consumidores menos confiantes, este final de ano vai ser de boas vendas para o comércio. “A expectativa de consumo de bens duráveis mostra que este Natal deverá ser melhor do que o de 2008, mesmo que não chegue a ser mais forte do que em 2007.”