O 1º Encontro Estadual do Projeto Empreender, realizado nos dias 29 e 30/09, no Open Hall Convention Center, reuniu empresários de todo o Estado que compartilharam experiências bem-sucedidas, trocaram idéias e conhecimentos. Idealizado pelo Sebrae Nacional em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), implementado no Estado pela Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp),o Empreender é coordenado em Guarulhos pela Associação Comerciale Escritório Regional do Sebrae. No Estado, seu lançamento aconteceu em agosto do ano passado com o objetivo de promover o crescimento das micro e pequenas empresas através da formação de núcleos setoriais que possam discutir problemas em comum e buscar soluções conjuntas.
No país, o projeto envolve 749 associações comerciais, 2.961 núcleos setoriais, sendo que 17% estão em São Paulo, e atinge 39.789 empresas. “O empreendedorismo é a mola propulsora de nosso Brasil”, afirma Marco Aurélio Bertaiolli, coordenador do Projeto no Estado. O Empreender já foi implementado em cerca de 120 municípios – 516 núcleos setoriais já foram criados – um beneficio real para 6,3 mil empresas em apenas um ano de trabalho aqui no Estado. Já o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti, diz que “o associativismo é o grande meio para pensar coletivo e desenvolver o bem individual. “Na nossa visão, o projeto é uma das soluções para o desemprego no país. O empreender nos ensina a importância do sonho”, acrescenta Burti.
Sobre a importância de uma iniciativa como essa Guilherme Afif Domingos, presidente da Facesp, diz que “o que estamos procurando é a cooperação entre os empresários para que possa haver crescimento. Nós temos que competir e cooperar porque não é possível para as micro e pequenas empresas sobreviverem sozinhas”.
Em Guarulhos, desde fevereiro deste ano, 5 núcleos setoriais – Açougues, Farmácias, Agências de Turismo, Materiais de construção e Recursos Humanos -fazem reuniões periódicas em busca de desenvolvimento, crescimento e geração de empregos. Mais de 60 empresas estão engajadas buscando integração com o mercado e atualização técnica. Resultados como a parceria com o Jornal Olho Vivo para a divulgação de vagas, conseguida pelo Núcleo de RH, o sistema de intercâmbio para a troca de produtos entre as farmácias e vários treinamentos com fornecedores viabilizados pelo grupo de Materiais de Construção mostram que é possível crescer com união. Márcia Wakao, representante do Núcleode Agências de Turismo, afirma que, com o encontro, “consegui realmente acreditar no projeto. Foi importante ver de perto os resultados para levar ao grupo criatividade e motivação necessárias para continuar nosso trabalho” .
Convênio – Terça-feira (30/09), no final da manhã, a assinatura do convênio entre a Facesp e o Sebrae propiciou o início de uma segunda etapa do projeto: a expansão do Empreender para outros 80 municípios do Estado. Como metas dessa nova etapa estão a formação de 400 núcleos setoriais, envolvendo 4 mil micro e pequenas empresas.
No final do evento, os participantes puderam assistir ao vídeo institucional reunindo os principais resultados do projeto. Guarulhos participou com o depoimento de Vander Morales, do Núcleo de Recursos Humanos. “O vídeo é o relatório concreto de tudo o que aconteceu até hoje”, diz José Luiz Ricca, Superintendente do Sebrae-SP.
Presenças – Estiveram no evento, o secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento (Sica), Antonio Carlos de Almeida, representando o Prefeito Elói Pietá; Luis Roberto Mesquita e Élson Roberto de Souza, da Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende); Alexandre Turri Zeitune, da Secretaria de Turismo e Alessandro Paes dos Reis, gerente do Escritório Regional do Sebrae.Da Ace-Guarulhos participaram Francisco de Sá, 2º Tesoureiro, Maurici Dias Gomes, executivo do Projeto, o consultor, Wagner Salgado Antico, além dos representantes dos quatro núcleos setoriais: Farmácias, Materiais de construção, Agências de Turismo e Recursos Humanos.