ACE-Guarulhos

Empresas terão sistema de cobrança on-line

Um novo sistema de cobrança voltado às empresas está a caminho. O banco Nossa Caixa se prepara para colocar no mercado, em abril, a cobrança on-line. O novo sistema, inédito no mercado segundo o banco, permitirá a pequenas e médias empresas enviar, por meio da internet, via e-mail, boletos de cobrança.

A proposta do sistema é reduzir custos com o papel usado para a impressão do boleto, além dos gastos com a postagem no caso de empresas que se utilizam do sistema tradicional de cobrança do banco.

Menos etapas – “O sistema tem tudo para facilitar a cobrança para as empresas, que eliminarão etapas ao optar pela cobrança por e-mail”, diz o gerente do Departamento Financeiro da Nossa Caixa, Natalino Nascimento dos Santos. Isso porque não serão as empresas as responsáveis pelos e-mails e sim o próprio banco.

Os prestadores de serviços também poderão utilizar o sistema. “Imagine a redução de custos que uma faculdade terá ao ter a mensalidade dos alunos enviada por e-mail”, diz.

O banco não divulga o valor cobrado atualmente das empresas para colocar um título em carteira. Mas dá pistas do quanto esse preço poderá cair. “Só a redução com o custo de entrega do título pelo correio já é extremamente importante, se levarmos em conta o número de boletos emitidos ao mês pelo banco”, diz Santos.

A Nossa Caixa tem hoje pouco mais de 100 mil empresas que fazem uso do sistema de cobrança. Por mês, o banco emite cerca de 1 milhão de boletos, que correspondem por um volume financeiro mensal de R$ 1,4 bilhão.

Facilidades – Em vez de esperar até quatro dias para receber a cobrança, o sacado poderá baixar de seu computador o boleto de cobrança no mesmo dia em que efetuou a compra.

Outra facilidade é que o sistema permitirá que o sacado imprima o boleto e efetue o pagamento do título em qualquer agência da rede bancária. Se for cliente da Nossa Caixa, poderá fazer o agendamento do pagamento pelo net banking da instituição.

Identificador – Para garantir segurança às empresas clientes, o banco terá um identificador que apontará se o sacado leu ou não a mensagem, contendo o boleto de cobrança. Se o e-mail não for aberto, o banco enviará o boleto pelo correio. Outra medida de segurança é exigir que as empresas que optarem pelo sistema comunique o banco da decisão com no mínimo 15 dias antes do vencimento do mesmo.

Adriana Gavaça

Sair da versão mobile