ACE-Guarulhos

Empresas tem até 15 de dezembro para buscarem nova certificação ISO

As empresas brasileiras têm até o dia 15 de dezembro para buscarem a certificação ISO 9001 versão 2000. Nessa data, expira a validade da versão 1994. Segundo dados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão representante no Brasil da Organização Não-Governamental de normalização ISO, das mais de seis mil certificações 9001 e 9002 (hoje extinta) de 1994 concedidas no Brasil, um terço já migrou para a 2000.

No Brasil, São Paulo é o Estado com o maior número de certificados, seguido de Minas Gerais, em segundo lugar, e Rio Grande do Sul, em terceiro. A ISO é uma ferramenta na busca pela qualidade e pode ser aplicada em qualquer categoria de produto, em todos os setores e para tamanhos de organização variáveis. A nova versão passou a fazer análises através de processos, trazendo maior conhecimento e envolvimento das pessoas com a empresa.

O foco é no cliente, com análise do produto ou serviço, que deve apresentar melhorias contínuas e inclui requisitos de satisfação. “Este é um grande salto e será um instrumento ainda mais adequado para a gestão das empresas. É uma grande ferramenta, pois se antes fornecia dados para a empresa agir na correção dos processos, hoje torna-se um instrumento de melhoria contínua dos processos da empresa”, salienta o presidente do Inmetro, Armando Mariante.

Segundo especialistas, as empresas que não revalidarem o certificado podem vir a ter barreiras para exportação e comercialização de seus produtos e serviços. Por isso, a discussão sobre o acompanhamento da mudança em nível mundial é fundamental para manter a competitividade dos produtos e serviços brasileiros no mercado global.

Sair da versão mobile