Empresas pretendem investir mais em 2003
As empresas brasileiras pretendem aumentar ou, no mínimo, manter seus investimentos em 2003 e continuar nessa estratégia até o final do governo Lula. A constatação foi feita em levantamento realizado depois das eleições, com 102 das maiores empresas do País.
O levantamento mostrou que 81% das companhias pretendem investir em 2003 tanto ou mais do que aplicaram este ano. Além disso, 61% delas esperam aumentar seus investimentos no prazo entre três e cinco anos.
A expectativa em relação ao governo Lula é positiva para as empresas consultadas. O otimismo é principalmente quanto ao incentivo do novo governo à agropecuária e à indústria. A previsão é otimista também quanto à estratégia para educação e saúde.
Para os entrevistados, a principal dificuldade será em relação à política cambial. Entre os consultados, 50% disseram que têm expectativa “regular” quanto ao câmbio e 21% estão pessimistas, com previsão de que o desempenho nessa área será “ruim” ou “péssimo”.
A pesquisa mostrou que 52% dos entrevistados fizeram contratos de proteção contra as oscilações do câmbio (hedge) este ano.