Empresas estão investindo mais em tecnologia
O IBGE divulgou nesta terça-feira (29) números de uma pesquisa que aponta o valor investido por empresas brasileiras em tecnologia entre 1998 e 2000. No total, 72 mil companhias foram entrevistadas e 31,5% delas implementaram um produto ou processo tecnológico para a própria empresa ou para o mercado nacional no período citado.
No ano de 2000, revela o instituto, 3,8% do faturamento da indústria (mais de R$ 22 bilhões) foram destinados a inovações tecnológicas. Os dados fazem parte dos resultados da Pesquisa Industrial – Inovação Tecnológica (Pintec) 2000, realizada pela primeira vez pelo IBGE, numa parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Das 72 mil empresas, 6,3% inovaram nos produtos, 13,9% nos processos de produção e 11,3% nos produtos e processos. Segundo a Pintec, dentre as empresas que criaram produtos novos (17,6% do universo), um quarto (4,13%) apresentou um produto novo para o mercado nacional.
A taxa de inovação cresce de acordo com o porte das empresas, declara o comunicado distribuído à imprensa pelo IBGE.
Aaquisição de máquinas e equipamentos foi a principal atividade inovativa da indústria como um todo, apontada como de importância relevante por 76,63% das empresas e responsável por mais de 50% do total de gastos em inovação. A segunda atividade em importância, segundo os dados divulgados, foi o treinamento, seguida de projetos industriais.
A pesquisa, realizada a cada três anos, adota metodologia aceita e aplicada internacionalmente, a fim de permitir comparações com os países da União Européia, Canadá, Austrália, entre outros.