Empresa Guarulhense leva o Prêmio Exporta São Paulo
Premiação é uma iniciativa da ACSP, Facesp e Governo do Estado de São Paulo
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo realizaram no dia 11 de dezembro, no Hotel Renaissance, a entrega do Prêmio Exporta, São Paulo 2006. A empresa guarulhense Machinox ganhou o prêmio pela regional administrativa 03 da Facesp.
A cerimônia contou com a presença do governador Cláudio Lembo, da secretária da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Maria Helena Guimarães de Castro, e do presidente da Facesp e da São Paulo Chamber of Commerce/ACSP, Guilherme Afif Domingos, além de diversas lideranças empresariais.
O prêmio deste ano foi instituído sob os critérios de crescimento no percentual de exportações, aumento no número de países importadores, incorporação de novos produtos e destaque para os municípios com crescimento expressivo nas exportações.
Em 2005, 27 empresas foram prestigiadas com o prêmio, neste ano o número aumentou para 44 premiadas.
A iniciativa integra o conjunto de atividades do Projeto Exporta São Paulo, fruto do acordo de cooperação firmado em 2004 entre a ACSP, a Facesp e o governo do Estado.
Empresa guarulhense – A empresa Machinox, localizada na região de Cumbica, em Guarulhos, foi quem levou o prêmio pela regional administrativa 03 da Facesp. A micro-empresa é pioneira no Brasil. Ela produz e exporta para países da América Central, América Latina e para Dinamarca máquinas industriais para produção de sorvete, além de vender para fábricas de sorvete em todo território nacional. A tecnologia das máquinas fabricadas pela Machinox foi trazida da Itália pelo sócio-proprietário Luis Medeiros, de 55 anos.
Os empresários Luiz Medeiros e João Pinheiro
Segundo Luiz Medeiros, ele e seu sócio, João Pinheiro, 60 anos, ficaram surpresos com a premiação. Eles acharam tratar-se de mais um trote de tantos que já recebeu.
“Ficamos muito felizes, apesar de termos achado que era trote. Mas infelizmente não pude curtir o prêmio já que no dia da entrega estava em um cliente no Estado do Rio de Janeiro sem saber se o prêmio era verdadeiro”, disse Luiz Medeiros.
Medeiros elogiou a iniciativa da ACSP, da Facesp e do Governo do Estado de São Paulo.
“O prêmio é uma forma de reconhecer o trabalho do micro empresário”, disse.
A Machinox foi fundada no ano de 1999 e possui hoje dez funcionários.