Notícias

Empresa adota programa de saúde total

Guarulhos, 26 de setembro de 2006

O mundo globalizado e informatizado fez com que o ser humano se adaptasse a novos conceitos de vida. São cada vez mais latentes no dia-a-dia do trabalhador as doenças do mundo moderno, como: o estresse, a depressão, e a lesão por esforço repetitivo (LER), devido ao uso contínuo dos computadores. Pensando em cooperar com a saúde de seus colaboradores a FIEL CONTÁBIL implantou o programa de ginástica laboral com o objetivo de diminuir estes transtornos e aumentar o rendimento dos seus funcionários.

O programa de ginástica laboral na FIEL foi implantado em 1999, após as constantes reclamações de dores nos braços e nos punhos por parte de seus colaboradores. Mas para alcançar o resultado esperado foi preciso uma mudança total no ambiente de trabalho.

O local de trabalho ficou muito mais arejado, além ter ganhado plantas, luz natural e uma cascata com água e peixes ornamentais. E as mudanças não pararam por aí, como, a troca de todas as cadeiras dos colaboradores por modelos ergonômicos, os monitores dos computadores tiveram que ser elevados. Todas as alterações realizadas, associadas a palestras ministradas por um médico do trabalho, serviram para complementar o programa de ginástica. Outra medida adotada foi a de incentivar os colaboradores a executarem outras atividades administrativas que não exijam esforços físicos.

Com freqüência a empresa promove eventos visando a total integração entre os seus colaboradores, como palestras com esteticistas, fonoaudióloga, professor de etiqueta social, nutricionista, psicóloga. O curso de etiqueta social, por exemplo, tem por objetivo a melhora na auto-estima dos funcionários, que recebem orientação de como se vestir, como se maquiar, atender ao cliente ou se portar em eventos e cerimônias. Outro diferencial é o “casual day”, dia em que o uniforme é dispensado pelos funcionários.

Resultados – Desde a implantação da ginástica laboral, a FIEL não registra casos de tendinite ou qualquer queixa relacionada com a lesão por esforço repetitivo.

Os 40 funcionários da empresa são obrigados a praticarem 10 minutos de ginástica por dia, sempre das 12h às 12h10. Os exercícios são ministrados por colaboradores voluntários. O Dr. Jaime Ferreira Baetas Junior é o supervisor do programa.

“Acreditamos que somente um colaborador satisfeito é capaz de causar o diferencial de nossa empresa na busca da qualidade total. Nenhum esforço é poupado quando se trata do bem estar de nossos funcionários.” disse Raphael Troiano, diretor da empresa.