Empresários e governo lançaram nesta quarta (27)em São Paulo o Movimento Brasil Competitivo. O objetivo é promover aumento radical da competitividade das empresas públicas e privadas, de maneira sustentável, segundo o presidente do conselho superior do Movimento, Jorge Gerdau Johannpeter. O empresário afirmou que o Brasil ainda exporta muito pouco, menos do que 2% do Produto Interno Bruto (PIB), e precisa melhorar sua competitividade.
– Existem três problemas básicos no Brasil. O primeiro é o sistema tributário, que faz o país exportar impostos. Isso só acontece no Brasil. Outro é o custo do dinheiro, o juro alto, que torna o processo produtivo muito caro. Ainda mais complicado é o trabalho que precisa ser desenvolvido pelos empresários e pelo governo para elevar as exportações. Sozinhos, os dois não conseguem evoluir – afirmou, acrescentando que o novo governo deverá priorizar essas questões.
Segundo Gerdau, as empresas precisam aumentar sua participação no mercado internacional e a forma é pesquisar os custos das companhias no exterior e tentar baixar seus preços. O Movimento prevê a implantação de sistemas de gestão e programas de qualidade nas empresas públicas e privadas e avaliação e premiação em 20 setores, além de prêmios específicos para o setor público, para estimular a adesão. O empresário afirmou que um programa de melhoria de qualidade leva pelo menos três anos para ser instalado.
Wagner Gomes