Notícias

Empresários formam missões para buscar mercados

Guarulhos, 15 de maio de 2003

O Brasil vai intensificar sua atuação no comércio exterior: o governo federal programou cinco missões comerciais para este ano, com o objetivo de buscar novos mercados para as exportações.

Os empresários, acompanhados por membros do governo, devem embarcar para Rússia, países da Escandinávia (Suécia, Finlândia, Noruega, Dinamarca), Golfo Arábico (Arábia Saudita, Irã, Iêmen, entre outros), África (Angola, Moçambique, Nigéria) e Grécia, com o objetivo de alavancar o comércio exterior.

As missões devem levar empresários de diversos setores. Para a Escandinávia, no entanto, a viagem será exclusiva para o setor têxtil.

Ofensiva na Rússia

A primeira missão comercial do governo de Luiz Inácio Lula da Silva estará de segunda a quarta-feira da próxima semana em Moscou, na Rússia. Contará com a participação de 34 empresários de pequeno, médio e grande portes de dez setores.

“Daqui a dois ou três meses pode haver outra missão para lá com outros setores”, disse Luiz Fernando Furlan, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), na terça-feira, 13, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Entre os segmentos que devem acompanhar a comitiva estão representantes do setor de carnes (bovina, suína e de frangos), máquinas e componentes, têxteis, componentes para couro e calçados, software, cafés, cosméticos, cigarros, revestimento cerâmico e fundidos de ferro.

Érica Polo