É que, na maioria dos casos, os cursos de MBA estão voltados para a formação de executivos e dificilmente estão dirigidos para os problemas de uma pequena empresa. Portanto, os resultados práticos serão menos imediatistas. Já num programa específico para empresários, os alunos recebem uma visão conjuntural do mercado e aprendem a identificar eventuais entraves gerenciais ou operacionais. Além de conhecer as tendências e as oportunidades para ampliar suas empresas.
Para Francisco Barone, coordenador da pós-graduação em Gestão de Micro e Pequenas Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a vantagem é que, nesses programas, o aluno estará participando de um fórum de discussão, com outros empresários de outros ramos, e receberá conceitos teóricos de assuntos de seu dia-a-dia ” entre eles, finanças, contabilidade básica, marketing e negociação e administração de conflitos:
” No fechamento do curso, o aluno montará um plano de negócios com o foco na sua atividade, esteja sua empresa já formada ou esteja ele se preparando para montar um negócio. Essa é a principal diferença para os MBAs tradicionais, que no fim do curso exigem uma monografia.