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Empresário: conheça e participe do “Global Compact”

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Em 2000, o secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan,  propôs um importante desafio às empresas do mundo todo: 

The Global Compact, um pacto internacional, dirigido às empresas,  que segue nove princípios divididos em três partes:

Direitos Humanos:

As empresas são chamadas a:

1 – apoiar e respeitar a proteção dos Direitos Humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência;

2 – certificar-se  de que suas próprias corporações não estejam sendo cúmplices de abusos e violações dos Direitos Humanos.

Direitos do Trabalho:

1 – apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

2 – eliminar todas as formas de trabalho forçado e compulsório;

3 – abolir efetivamente o trabalho infantil;

4 -eliminar a discriminação em matéria de emprego e ocupação.

Meio Ambiente:

1 – apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

2 – desenvolver iniciativas para promover uma maior responsabilidade ambiental;

3 – encorajar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias que não agridam o meio ambiente.

Realidade no Brasil – O Comitê Brasileiro do Global Compact é composto  hoje por empresas e entidades como Aché Laboratórios, HP, Basf, Belgo-Mineira, Copel, CPFL, Ethos, Fiemg, Fiesp, Firjan, Fundação Dom Cabral, Natura, Novartis, OIT, Petrobrás, PNUD, Pricewaterhouse Coopers, Suzano Bahia Sul, Unilever entre outras.

O Instituto Ethos – Empresas e Responsabilidade Social, após grande mobilização junto às empresas brasileiras, conseguiu que a delegação brasileira apresentasse cerca de 300 empresas – o maior número de empresas do programa. Essa  representação deu ao Brasil um papel de destaque e liderança dentro do programa.

Como participar – As empresas interessadas em aderir ao programa devem enviar uma carta compromisso ao secretário geral da ONU expressando seu apoio aos princípios acima citados. A adesão é gratuita, mas os empresários deverão tomar algumas providências:

– informar aos seus colaboradores, acionistas, consumidores e fornecedores;

– buscar formas de integrar os nove princípios do G.C. nos programas de desenvolvimento corporativo e de treinamento;

– incorporar os princípios na declaração da missão da empresa;

– incluir o compromisso do G.C. no Relatório Anual e em outros documentos publicados pela empresa;

– fazer pública a sua adesão ao programa.

Consulte mais informações sobre o  Global Compact nos sites: www.ethos.org.br, www.unglobalcompact.org ou  www.pnud.org.br.

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