ACE-Guarulhos

Empresários debatem crise mundial na ACE

Num bate-papo descontraído e dinâmico promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) realizado na quinta-feira, 16, na sede da entidade, 70 empresários de diversos segmentos debateram os reflexos da crise financeira mundial em seus empreendimentos. O encontro que para muitos poderia ter se tornado um consultório terapêutico por conta das perdas acumuladas por muitos empreendedores, tornou-se um espaço precioso de idéias de pessoas que souberam ganhar diante das dificuldades.


Empresários aprovaram o encontro

Conduzido pelo diretor de marketing da ACE, Jacques Miranda, o bate-papo primou pelo respeito e a democracia nas opiniões dos empresários. Para situar a todos sobre o tema a ser debatido, Miranda explicou o que significava o “Subprime” – títulos não pagos por tomadores de empréstimos – que ajudou no agravamento da crise. Em seguida ele iniciou a conversa com os convidados, que durante 45 minutos foram estimulados, espontaneamente, a contarem suas histórias dentro do atual cenário econômico.

E não foram poucas as histórias. Mirtes Mattos, da Mattos Calçados, contou que a crise refletiu de forma mais intensa entre os meses de janeiro e março, provocando uma queda nas vendas de 20%. Mesmo diante do novo cenário,   a empresária não ficou parada e correu atrás de alternativas para superar as dificuldades. Para equalizar a queda nas vendas reduziu o pró-labore dos sócios, investiu na divulgação de sua loja na mídia local, realizou compras mais cautelosas e começou a organizar reuniões semanais com seus colaboradores. “Acredito que consegui reverter à situação depois das medidas que tomamos. Agora, estamos caminhando dentro do que planejamos”, disse.

O empresário Manoel Pinto da Silva Junior, da Roda Center, disse que a queda nas vendas em seu estabelecimento começou em abril. “O número de clientes não diminuiu, mas o que presenciamos é que na hora de passarmos o orçamento eles tem optado pela realização de menos serviço”, falou.

Já Joel Alves de Oliveira, da Dog Boy Pet Shop, prefere nem falar no assunto. “Crise somos nós que fazemos. Está na hora de desfazermos a crise”, desabafou.

O presidente da ACE-Guarulhos, Wilson Lourenço, aprovou o bate-papo e já anunciou que novos encontros deverão acontecer. “Foi uma idéia inovadora que conseguiu unir os empresários e levá-los a reflexão do momento atual, além de proporcionar o aumento do estoque do conhecimento de todos para enfrentarmos esta crise”, disse.


O diretor Jacques Miranda foi quem conduziu o bate-papo

O encontro não ficou somente no bate-papo. Os empresários puderam, também, praticar a troca de cartões, uma oportunidade única para divulgarem seus produtos e serviços e, assim, aumentarem sua rede de relacionamento.

Sair da versão mobile