Notícias

Emprego em Guarulhos cresce em ritmo acelerado

Guarulhos, 16 de junho de 2008

Uma boa notícia para os trabalhadores que vivem nas grandes cidades. O emprego nas maiores metrópoles do país, incluindo Guarulhos, vem crescendo num ritmo acelerado acima da média nacional. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a abril deste ano foram gerados 259,5 mil empregos formais líquidos (diferença entre o total de admissões e de desligamentos) nas seis principais regiões metropolitanas do país. Trata-se de uma expansão de 32,4 % em relação ao primeiro quadrimestre de 2007 – quando foram abertas 196 mil vagas com alta também expressiva, de 23%. É o melhor desempenho desde 2000.

Guarulhos, além de ter atingido um recorde de contratação de empregos formais ano passado com a criação de mais de 16 mil novas vagas, ficou em 14º lugar no ranking das 100 cidades que mais geraram empregos com carteira assinada no mês de abril em todo o Brasil, superando, inclusive, algumas capitais como Vitória, Aracaju, João Pessoa e Belém.

Outros dados do Caged reforçam que o bom desempenho do mercado de trabalho nas metrópoles continua coincidindo com o cenário de Guarulhos. Por exemplo: sob o ponto de vista nacional, em números absolutos, o setor de serviços foi o campeão na criação de empregos: 336,4 mil no primeiro quadrimestre de 2008 – alta de 24,2%. Desse total, 42,7 mil foram vagas abertas nas seis maiores regiões metropolitanas do país.

Em Guarulhos, somente em abril, foram criadas 2.256 novas vagas de trabalho. O setor de serviços também foi o que mais contratou, totalizando 1.093 novos postos, seguido da indústria de transformação (554) e do comércio (427). Atualmente, a cidade é responsável pelo 5º PIB (Produto Interno Bruto) industrial do país.

“É muito interessante perceber que Guarulhos vem mantendo uma sintonia com o ritmo de crescimento econômico que está ocorrendo nas principais regiões metropolitanas do Brasil”, festeja o secretário municipal de Trabalho, Luciano Felintro.