ACE-Guarulhos

Emprega São Paulo chega à internet

O governo de São Paulo acaba de lançar o programa Emprega São Paulo, um sistema gratuito de intermediação de mão-de-obra por meio de um portal na internet. Na página http;//www.empregasaopaulo.sp.gov.br os trabalhadores podem anunciar currículos, e empregadores oferecerem vagas. Em testes desde agosto deste ano, o sistema já cadastrou 211 mil vagas e empregou, até a última segunda-feira, 12 mil pessoas (veja quadro). O programa foi montado por uma parceria entre o estado e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).


Afif: Mais oportunidades

“Nada segura a força de uma idéia quando chega a sua hora e chegou a hora dessa iniciativa justamente nesse momento de crise que, para nós, significa oportunidade”, disse o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) Guilherme Afif Domingos. As informações do portal, como necessidades das empresas ou grau de qualificação dos trabalhadores, serão utilizadas para embasar programas voltados ao emprego em São Paulo. “Vamos ter um sistema de informações para gerar programas online”, disse o secretário.

Para se cadastrar, o empregador deve acessar a página e fornecer CNPJ ou CPF e endereço. As publicações das vagas podem ser classificadas por ocupação, escolaridade e qualificação, além de carga horária, local e remuneração. O sistema encaminha às empresas informações dos candidatos via e-mail. O portal também permite que o trabalhador seja procurado pelo empregador, ainda que não tenha se candidatado à vaga.

Segundo Afif Domingos, a convocação dos interessados também é feta pelo sistema, por e-mail ou carta de encaminhamento. “Tudo o que facilita e reduz os custos para as empresas tem integral apoio da Associação Comercial de São Paulo”, disse o presidente da ACSP, Alencar Burti. Para ele, desburocratizar processos é a forma mais ágil e econômica de geração dos empregos fundamentais para o País atravessar a atual crise internacional de crédito. “Sem emprego, as pessoas não têm recursos e sem recursos não existem clientes”, observou.

Participaram do lançamento, ontem, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Força Sindical. Também tem o apoio da prefeitura de São Paulo. “A prefeitura tem a sensibilidade para entender que o momento é de somar esforços”, disse o prefeito Gilberto Kassab. “É o encontro da oportunidade de emprego com a necessidade de trabalho”, completou o governador do Estado, José Serra.

O trabalhador será avisado por e-mail das vagas compatíveis com seu perfil. E, a partir de janeiro de 2009, também receberá as notificações e chamados de entrevista por meio de mensagens de telefone celular (SMS). Para se cadastrar, o candidato deverá informar RG, CPF e endereço, entre outras informações pessoais e profissionais. O trabalhador sem acesso à internet pode utilizar os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), Acessa SP, Telecentros, Poupatempo ou da Central de Atendimento do Emprega São Paulo pelo telefone 0800-7707378.

Sair da versão mobile