Educação Continuada beneficia micro e pequenas empresas
O Programa Bolsa de Estudos Educação Continuada, aprovado em setembro de 2003 pelo Conselho Regional do Senai-SP, pretende atender 20 mil trabalhadores das micro e pequenas empresas, que sofrem com a falta de capacitação profissional.
Segundo Adilson Augusto Lázaro, diretor do Senai Guarulhos, foram investidos R$ 4,56 milhões no programa e a unidade local atenderá as empresas do município e de Mairiporã. “Os cursos tiveram início em janeiro e as bolsas se referem somente a cursos de Formação Continuada. Elas são destinadas a empresas com até 49 funcionários”, explicou.
Ainda segundo o diretor, a empresa deve ser contribuinte do Senai, e tem direito a até cinco vagas por ano. Só poderão fazer os cursos, funcionários, sócios ou proprietários das empresas. “Serão reservadas aos bolsistas, até 20% das vagas em cada turma dos cursos de formação continuada”, informou. “Se o curso desejado não estiver disponível nessa unidade, podemos encaminhar para outra escola fora da cidade”, adiantou. “Essa é uma bolsa de estudo com 100% de gratuidade”, afirmou.
O diretor do Ciesp, regional Guarulhos, Antônio Carlos Koch, observa que a iniciativa é muito importante, pois contribuirá para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. “As micro e pequenas empresas têm direito a esse benefício, mas desconhecem que podem utilizá-lo, mesmo não sendo associadas ao Ciesp. Muitas desconhecem o trabalho do Sesi/Senai”, disse. Daniele Pestelli, diretor adjunto do Ciesp, observou que uma empresa com 20 funcionários gastaria cerca de R$ 3 mil num processo de capacitação profissional e agora esse trabalho é executado pelo Senai. “A educação continuada busca dar salto de profissionalidade a esses trabalhadores”, comentou.
Annibale Tropi Somma, representante do Ciesp em Mairiporã, município que conta com mais de 150 micro e pequenas empresas, ressaltou que na cidade o Senai tem feito um excelente trabalho, pois, antes de concluir os cursos, a maioria dos estudantes já consegue um segundo emprego.
Cursos Os cursos que fazem parte do Programa Bolsa de Estudos Educação Continuada são: Programa de Qualidade Aplicado às Empresas; Operador de Empilhadeira; Montagem, Configuração e Manutenção de Microcomputadores; Informática Básica; Instalação Elétrica Residencial; Comandos Elétricos; Eletrônica Analógica e Digital, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 6461-3553, ramal 226.
Liliana Marciano