ACE-Guarulhos

Domingo é dia de adiantar o relógio

O horário de verão começa no próximo domingo, 19, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora a partir da zero hora. O término do horário especial, que torna os dias mais longos, está marcado para a meia-noite do dia 14 de fevereiro do próximo ano. A medida será adotada nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso do Sul). Neste ano, os Estados de Mato Grosso, Bahia e Tocantins não serão atingidos.

O principal objetivo da implantação do horário de verão é o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer, o que proporciona redução na geração da energia elétrica.

A medida reduz a demanda por energia no período mais crítico do dia – das 18h às 21h -, quando a coincidência de consumo por toda a população provoca um pico, denominado “horário de ponta”.

Ponteiros – Antecipar os ponteiros do relógio em uma hora, como acontece durante quatro meses no ano, em média, permite que se aproveite melhor a luz natural.

A redução do consumo no horário de pico, segundo o Ministério de Minas e Energia, varia de 4% a 5%, o que evita sobrecarga, além de evitar o custo de operação de usinas de energia elétrica em algumas regiões do País.

História – O horário de verão foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932. Segundo o Ministério de Minas e Energia, em 2003/2004 está acontecendo a acontece a 30ª implantação do sistema. Desde 1985 esse horário especial ocorre todos os anos no País, com 16 vezes consecutivas.

O horário de verão é implantado através de decreto do presidente da República, fundamentado em informações encaminhadas pelo Ministério de Minas e Energia, que toma por base os estudos técnicos realizados pelo ONS.

Outros países também fazem mudançaa em seus horários convencionais para a para aproveitar melhor a luminosidade do verão.

Sair da versão mobile