É importante também verificar a idoneidade da agência e pesquisar quem são os clientes. Segundo Gracioso, é necessário procurar uma agência que também seja pequena. “A agilidade e a criatividade são as principais vantagens dos pequenos empresários, quando enfrentam concorrentes de maior porte”, diz. Outro aspecto salientado pelo professor é o de ser fundamental a interatividade entre empresa e agência. “O pequeno anunciante deve compreender que o sucesso depende da confiança mútua entre as partes.”
O consultor Carlos Alberto Borgneth alerta para o fato de que a propaganda deve ser feita apenas quando a empresa já está estruturada para conseguir atender à demanda que será criada. Para ele, não adianta anunciar para muitas pessoas, se não vai conseguir abastecer o mercado. “Mais vale uma demanda adormecida do que uma frustrada”, diz.
Ele ressalta também que é necessário estar sempre presente na mídia, para que o empreendimento seja exposto em todos os momentos. “Tem de se mostrar a todo tempo, mesmo que seja pouco.”
Borgneth também diz que é importante anunciar de acordo com a sazonalidade de vendas do produto ou serviço. “Quando houver pico de vendas, é primordial reforçar a divulgação”, diz.
LEONARDO GOULART