Notícias

Dinheiro a um custo razoável requer paciência

Guarulhos, 30 de junho de 2003

Crédito caro, curto e burocrático. Essa é a realidade hoje no Brasil, advertem os especialistas. Na ânsia de crescer, alguns empresários fazem empréstimos que não podem pagar e acabam tendo que fechar as empresas. Conseguir dinheiro a um custo razoável requer muita paciência. A principal dificuldade é atender todas as exigências feitas pelos bancos.

– Pesquisar, fazer um plano de negócios, isso é muito importante, utilizar bem a verba e estar sujeito a ter uma aprovação muito menor do que está precisando para implementar dentro da empresa, segundo o empresário Alexandre Barros.

Para o consultor Erivelto Rodrigues, é preciso tomar cuidado para não cair em situações que possam causar inadimplência e até o fechamento da empresa. Segundo ele, juros acima de 3,5% ao mês são perigosos.

– Por exemplo, uma pessoa que pegou mil reais no inicio do ano, ela pode ter que pagar o dobro disso no final de 12 meses. Se não pagar esse empréstimo após esse período, o valor ainda pode subir mais com juros e correção, explica o consultor Erivelto Rodrigues.

O consultor Erivelto Rodrigues dá mais uma dica para quem faz esse financiamento.

– O principal cuidado de quem pega dinheiro emprestado quer seja uma empresa, quer seja uma pessoa física é com o fluxo de caixa, a programação desse pagamento. Então, a partir do momento em que você toma o empréstimo, você tem que ter uma programação muito rígida para pagar esse crédito no dia do vencimento, por que se você não pagar isso pode gerar uma bola de neve e aí você não consegue mais pagar no futuro, conta Erivelto.