Dia foi dos pais, mas a festa, dos lojistas
Os indicadores econômicos da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), confirmam a melhora no desempenho do comércio nesse último Dia dos Pais. O movimento das vendas a crédito (sinalizadas pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC) cresceu 9,7% na semana que antecedeu a data e as vendas a vista (refletidas pelo UseCheque) aumentaram 3,5% em relação ao mesmo período de 2003.
Na média, a alta de 6,6% no movimento confirmou a expectativa de crescimento esperada pela entidade. “Financiadas pelo crediário, as vendas de bens duráveis predominaram, lideradas pelos aparelhos celulares e eletroeletrônicos, também associadas a um maior volume de crédito”, explica o presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos.
Quanto às vendas com cheque, Afif diz que a procura por itens de vestuário e de outros artigos de uso pessoal também foram beneficiadas pelo aumento da massa salarial ocorrido nos últimos meses.
Para a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a expectativa otimista de aumento de 5% nas vendas de Dia dos Pais em relação ao 2003, também se confirmou. Mais uma vez, a grande movimentação de compras para a data se deu no último fim de semana nos shoppings, o que gerou aumento médio no fluxo de público de 12%.
Os campeões de vendas foram os celulares, DVDs, CDs e peças de vestuário. Segundo Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, o resultado positivo no varejo foi reflexo da permanência do frio em algumas regiões do Brasil, bem como da redução das taxas de juros e queda do desemprego.
Tsuli Narimatsu