Notícias

Dia do Cliente é comemorado no país

Guarulhos, 14 de setembro de 2009

Poucos sabem, mas hoje é comemorado no país o Dia do Cliente. Uma data especial, principalmente para a maioria dos comerciantes que colocam em prática suas principais armas de conquista e valorização do consumidor: promoções arrebatadoras, vitrines bonitas e o bom atendimento. Mas o cliente tem o que comemorar nesta data?

Para o aposentado Emílio Martins o dia é de comemoração. Para ele, o comerciante aprendeu, ao longo dos anos, a valorizar o seu cliente. “Hoje os clientes são respeitados em seus direitos. Um exemplo disto são os órgãos de defesa do consumidor que foram criados”, disse.

Já a opinião da funcionária pública Ana Maria Mendonça é bem diferente. Para ela, os consumidores tem muito pouco a comemorar. “Nós precisamos, sempre, brigar por nossos direitos, além do mau atendimento e do preço praticado por muitos comerciantes”, falou.

Mendonça aproveitou para dizer que, pelo menos no seu bairro, ela sempre foi bem tratada pelos comerciantes. “Geralmente, realizo minhas compras no centro comercial do Parque Cecap. Lá nunca fui mal tratada, ao contrário de outros estabelecimentos localizados em outras regiões”, completou.

O empresário Dival Leite, proprietário da Dival Óticas, considera que boa parte dos estabelecimentos comerciais não se relaciona bem com seus clientes. Para ele, o consumidor deve ser sempre respeitado. “Posso dizer que a principal diferença da minha loja com as outras é a atenção que damos aos nossos clientes. Aqui, o respeito e a ética profissional prevalecem”, contou.

A empresária Décia de Mello, proprietária de uma papelaria no Parque Cecap, conta que possui uma relação de amizade com os consumidores. “Muitas pessoas passam na loja somente para conversar e assim acabamos criando uma relação de amizade, por isso é importante ser fiel ao consumidor pois é ele que te ajuda a ganhar o pão de cada dia”, disse.