Notícias

Devedores a um passo da negociação

Guarulhos, 21 de outubro de 2010

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) coloca em prática, a partir de 22 novembro, uma ampla campanha de estímulo à recuperação de dívidas. A ação promoverá a aproximação entre as empresa credoras e os consumidores inadimplentes, facilitando a renegociação dos débitos.

Os associados da ACSP já podem contatar a entidade para aderir à campanha, que terá como um dos motes o slogan “Seu nome é seu maior patrimônio”.  As empresas poderão ocupar estandes no Pátio do Colégio, onde acontecerão as renegociações de dívidas.

Além desses espaços, a ACSP também estruturará no local um posto avançado do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Assim o devedor poderá verificar com quais empresas está inadimplente e, caso esta esteja em um dos estandes, renegociar a dívida no mesmo instante.

Para estimular o devedor a recuperar seu crédito, a entidade promoverá diversas inserções da campanha em veículos de comunicação. “Esse é um bom momento para o devedor acertar suas contas, já que o 13° salário é somado à sua renda”, afirmou Maria José Barros, gerente geral da Unidade de Negócios de Pessoa Jurídica (UNPJ) da ACSP, e responsável pela ação.

A rede  Casas Bahia já adquiriu dois espaços no Pátio do Colégio. Porém, a aquisição dos estandes é opcional. Ela é uma das três formas de integrar a campanha (veja serviço). Independentemente de como será a participação, ao aderir a empresa terá seu nome veiculado no endereço eletrônico da ação (www.apoioaoconsumidor.com.br). Nesse site, o devedor encontrará os caminhos para ficar em dia com as empresas participantes. Também serão oferecidos kits com panfletos e outros materiais publicitários para as empresas que se juntarem à iniciativa.

Menos atraso – A inadimplência líquida medida pela ACSP está em 6,2% no acumulado de janeiro a setembro – percentual dentro dos parâmetros considerados aceitáveis. E, segundo Marcel Solimeo, diretor do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da ACSP, ele tende a diminuir até o final do ano.

“O emprego e a renda estão crescendo, e há crédito no mercado. Todo o cenário econômico desenhado aponta para redução da inadimplência até o final de 2010”, analisou.

Levantamento feito em setembro pela ACSP mostra que 31% dos inadimplentes possuem dívidas com carnês, 24% com cheques, 19% com cartões de crédito, 14% com cartões de lojas e 12% com empréstimos.