Notícias

Desapropriações permitirão terminal de passageiros no Centro

Guarulhos, 09 de junho de 2010

A Prefeitura de Guarulhos encontrou finalmente um local para instalar uma Estação de Transferência de Passageiros no Centro. O prefeito Sebastião Almeida (PT) decretou ontem a desapropriação por via amigável ou judicial de 25 imóveis que ficam nas ruas Sete de Setembro, XV de Novembro e Luís Gama para a construção de um terminal de ônibus.

Desde o ano passado, a Secretaria de Transportes e Trânsito analisava locais que seriam adequados para a instalação de um terminal no Centro. Havia a proposta de se construir próximo à Praça IV Centenário, mas a ideia não era viável pela distância que possui da rua Dom Pedro I. A estação na Sete de Setembro era um desejo antigo da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Guarulhos que chegou a apresentar oficialmente a sugestão ao prefeito.

A área a ser desapropriada possui área de 1,3 mil metros quadrados, dos números 338 e 388 da Sete de Setembro, 105 a 113 da XV de Novembro e 94 a 110 da Luís Gama. Até ontem ninguém da Prefeitura tinha procurado os proprietários dos seis estabelecimentos comerciais que foram atingidos pelo decreto.

O comerciante Edílson José da Silva, que administra dois comércios no trecho – uma loja de biquínis e uma sapataria – prometeu contratar advogados para ver o que é possível fazer na atual situação. “Quantas pessoas vão ficar desempregadas? Acabaram com o pontão na Dom Pedro e agora querem fazer isso na Sete de Setembro. Quem faz isso é burro”, desabafa.

O secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, não concedeu entrevista ao Guarulhos Hoje sobre o novo terminal. Já o presidente da ACE, Wilson Lourenço, acredita que a medida vai estimular o comércio no Centro. “Isso vai conter o esvaziamento da região daqui uns 10 anos. Com essa medida teremos um terminal adequado. Temos que pensar em colocar sanitários públicos e segurança”, opina.

Jacu-Pêssego –
Almeida também decretou a desapropriação de área na avenida Papa João Paulo I, no Jardim Cumbica, para implantação do Complexo Viário Jacú Pêssego. A administração municipal recebeu R$ 27 milhões do orçamento federal neste ano para iniciar a avenida que ligará o Aeroporto Internacional de Guarulhos ao Porto de Santos e tem o custo total estimado em R$ 170 milhões. A primeira fase da obra ligará as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna à João Paulo I, somando oito quilômetros de extensão.