A nova classe média brasileira agora compra carros mais luxuosos, escolhe produtos de marca reconhecida para reformar a casa e já responde por mais da metade das vendas de perfumes importados. Na hora de viajar, o destino preferido é Porto Seguro, pago em 10 vezes sem juros. A mudança dos hábitos de consumo de mais de 20 milhões de brasileiros que migraram da classe D para a C e os desafios gerados pela expansão do crédito – que alcançou em abril 46,6% do Produto Interno Bruto (PIB), ou R$ 1,77 trilhão – foram debatidos ontem, no primeiro dia do Congresso Consumidor Moderno de Crédito, Cobrança e Meios de Pagamento, promovido pela Revista Consumidor Moderno, em São Paulo.
“A classe C é a que possui o maior poder de compra na atualidade, além de ser a mais otimista porque muitos sonhos se realizaram. Por isso, é preciso chegar mais perto desse consumidor e entendê-lo”, sugeriu o presidente da Data Popular, Renato Meirelles. Segundo ele, outro desafio das empresas é ensiná-los a usar bem o crédito.
Pesquisa recente feita pela empresa mostrou que dos 10,7 milhões de brasileiros que viajarão pela primeira vez de avião, 8,7 milhões, ou 82%, são das classes C e D. O diretor-executivo de planejamento da CVC, Sandro Pinto Santana, classifica o novo consumidor como conservador. “Preferem pagar em 10 vezes para quitar a dívida antes das próximas férias”, diz.