Após as apresentações no Paço Municipal, os empresários foram divididos em rês grupo e foram visitar três empresas que integram o Empreender-Guarulhos. O objetivo era conhecer de perto as mudanças que o programa proporcionou nos negócios dos empresários brasileiros.
A delegação conheceu as empresas Trevicar – Mecânica Multimarcas, do Núcleo de Reparadores Automotivos; União Contábil, do Núcleo de Contabilidade; e Invest – Trabalho temporário; do Núcleo de Recursos Humanos. Em todas as visitas, a curiosidade era grande.
O moçambiquense Francisco Magaia era um dos mais curiosos do grupo que visitou a Trevicar. Não deixava passar nada e anotava tudo em seu bloquinho. Consultor de um Núcleo de Reparadores Automotivos em seu país que está implementado o Empreender. Magaia contou que ficou surpreso com a parceria que as entidades possuem com o governo brasileiro. “O que vimos aqui nos encoraja que alcançar resultados positivos são possíveis, sobretudo em meu país que possui cerca de 80% dos empresários vivem na informalidade e o Empreender pode ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento destas empresas”, disse.
O empresário Edson Trevisan, proprietário da Trevicar, gostou de trocar experiências com outros empresários. “O fato deles virem ao Brasil mostra que eles, assim como nós, possuem problemas e buscam soluções. Hoje, nenhum empresário pode ficar parado se ele corre um grande risco em seu negócio”, falou.
A empresária Lélia Maria Oliveira Lopes, que integra o Núcleo de Transportes Rápidos, enfatizou aos empreendedores da delegação que foi a partir de sua entrada no Empreender que pode tirar sua empresa da informalidade e, até mesmo, aprender a ter um foco mais profissional na administração em sua empresa de motofrete. “Sou empresária por necessidade e foi o programa que me ajudou a dar um salto de qualidade em meu empreendimento, por isso acho que o lema do Empreender deveria ser “Unir e aprender”, disse.