Degrau muda a realidade de jovens de Guarulhos
O acesso ao mercado de trabalho para os jovens é cercado de grandes desafios. O sonho de conseguir o primeiro emprego e assim progredirem nos estudos e profissionalmente esbarra, geralmente, na exigência por experiência. Em Guarulhos, o Movimento Degrau, encabeçado pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), vem mudando esta realidade, somente em 2007, 132 alunos foram contratados por empresas da cidade, um aumento de 440% em relação a 2006, quando o movimento inseriu no mercado 30 alunos.
Diana, Aline e Diego. Jovens do Movimento Degrau
Entre estes alunos esta Diana de Souza Sereja, 18, que participa do Degrau desde fevereiro de 2007. No mesmo ano, conseguiu o seu primeiro emprego na Indústria Têxtil Sueco, onde trabalha como auxiliar administrativo e agora sonha em cursar a faculdade de Direito. “O Degrau me ajudou muito. Criei mais responsabilidade, além de aumentar a minha vontade de crescer”, disse.
Diego de Jesus Souza, 19, chegou ao movimento em setembro de 2006. Através do Degrau, conquistou uma vaga de auxiliar administrativo na Indústria Têxtil Sueco, onde é companheiro de trabalho da amiga Diana. “Hoje posso ajudar minha família e investir mais em mim, além de mudar minha postura no trabalho”, falou.
Já Aline de Araújo Cabral, 18, que entrou no Degrau em setembro de 2006, enxergou no movimento a possibilidade de realizar um sonho: cursar o ensino superior. Tanta obstinação deu resultado. Além de conseguir o primeiro emprego na empresa Aço Tubo, onde trabalha na área de suporte, garantiu uma cadeira no curso de sistema da informação das Faculdades Eniac. “O Degrau possibilitou que ganhasse liberdade. Hoje fui efetivada no emprego. Sem meu esforço, não conseguiria chegar até aqui”, afirmou.
Exemplo – A ACE-Guarulhos também deu sua parcela de contribuição. A entidade contratou dois jovens aprendizes que trabalham como auxiliares administrativos: Thomaz Nicolas Vieira e William Carlos Silva.
William Carlos Silva
William, 18, ainda freqüenta a Escola Natasha – entidade certificadora – onde ainda faz o curso de auxiliar administrativo e de noções em informática todas às sextas-feiras, mas de segunda a quinta-feira chega cedo à sede da Associação Comercial. Lá ele auxilia o departamento de Recursos Humanos, segmento que escolheu para cursar a faculdade. “A ACE e o Degrau abriram as portas para mim. Sempre fui uma pessoa centrada e que gostava de estudar, tudo isso contribuiu para que eu conquistasse meus objetivos”, finalizou.
O que é o Movimento Degrau?
O movimento Degrau foi desenvolvido de acordo com a Lei 10.097, de 2000, uma adaptação a CLT dos artigos do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) e da Constituição, regulamentando a contratação de adolescentes a partir dos 14 anos, desde que estejam fazendo curso através de uma entidade certificadora.
Em Guarulhos, o Degrau vem sendo desenvolvido pela ACE-Guarulhos, em parceria com a Organização da Sociedade Civil Viva Guarulhos, Bardella S/A Indústria Mecânica, Sescon-Guarulhos, Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Guarulhos, Conselho Municipal do Estatuto da Criança e do Adolescente, Tony Equipamentos para Escritório, Rotary Club, OAB-Guarulhos, Escola Profissionalizante Natasha Franco Vieira, Asbrad, Sebrae-SP, Unibanco, PoupaTempo, Ciesp-Guarulhos e Brasil e Brasil Advogados.
Empresários interessados na contratação de jovens aprendizes podem ligar para o Disque-Degrau: 6403-5050 (falar com Rosalva Vieira). Mais informações pelo site: www.aceguarulhos.com.br/degrau.