De volta aos Natais com negócios à prova de crises
O Natal de 2010 deverá ser um dos melhores dos últimos anos para o comércio. Pesquisa do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) divulgada na segunda-feira, 30 de agosto, aponta para um crescimento de 7,2% nas consultas a esse serviço em dezembro de 2010, em relação às registradas em igual período do ano passado, considerando vendas a prazo e à vista. O aumento, se confirmado, só deverá ficar abaixo da elevação de 7,8% obtida na comemoração da data em 2007 ante 2006.
“Teremos um bom Natal, melhor do que o de 2009, quando o País saía da crise financeira internacional, e semelhante ao de 2007”, disse o economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Emilio Alfieri.
Foram conhecidos, também, novos dados, recém-tabulados do SCPC, que indicam que o mês de agosto registrou aumento de 10% nas consultas das vendas a prazo e de 7% nas operações à vista em relação à igual período de 2009. “As compras do Dia dos Pais e o frio ocorrido em agosto mantiveram as vendas em ritmo forte”, acrescentou Alfieri.
Portanto, a receita da festa de Natal já está pronta: consultas ao SCPC em alta, bons índices sobre a confiança do consumidor e dados positivos sobre a geração de emprego e de renda prometem animar os comerciantes varejistas.
“A expectativa é a de um comércio muito aquecido no período do Natal e de bons resultados também para a produção nacional”, afirmou o economista da Tendências Consultoria Integrada, Bernardo Wjuniski. Ele detalhou sua análise do momento atual da economia. Conforme afirmou, o País apresentou um ritmo forte de crescimento de janeiro a março de 2010 e um segundo trimestre de ajustes posteriores aos incentivos fiscais como, por exemplo, a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para alguns produtos.