Câmara Municipal aprova Bilhete Único
Após meses de polêmicas, discussões e vaidades, o projeto de regulamentação dos transportes e implantação do Bilhete Único na cidade foi aprovado na Câmara Municipal por unanimidade. Os 33 vereadores com direito a voto foram favoráveis a proposta, entretanto, as sessões de ontem não foram pacificas. O PL será encaminhado para sanção e regulamentação do prefeito Sebastião Almeida, para que posteriormente seja aberto processo de licitação para perueiros e empresas de ônibus. Já o Bilhete Único deve entrar em operação apenas no próximo ano.
Foram apresentadas 33 emendas ao projeto substitutivo, sendo que 27 protocoladas pelo presidente da Comissão de Trânsito e Transportes, Edmílson Americano (PHS). Para evitar que a votação do PL pudesse chegar a madrugada, o líder do Governo, Zé Luís (PT), convocou os membros das comissões técnicas para fecharem um parecer favorável ao projeto e contrário a todas as emendas. Com isso, as emendas não seriam votadas. A sessão extraordinária ficou interrompida por duas horas, causando protestos para a população que estava na galeria.
Americano criticou a manobra do Governo que impediu que as emendas fossem discutidas. “Os vereadores ficaram com medo de votar propostas que favoreciam a população, como o passe livre ao desempregado. Vou mandar atas da sessão para análise do Ministério Público e da OAB.” O líder do PT, Auriel Brito (PT), acredita que a estratégia foi benéfica para que o projeto fosse votado ontem. “Manobra tem que ser boa. Eles mesmos estão sempre manobrando. Nós estamos dirigindo para o povo.”
Para evitar maiores debates, o líder da Oposição, Geraldo Celestino (PSDB), pediu pelo artigo 229 do regimento interno da Casa de Leis, para que somente seis vereadores utilizassem a tribuna para discutir a reestruturação dos transportes. Ele declarou apoio ao projeto, mas deixou claro que continuará no encalço do Governo. “Nós demos palanque eleitoral quando rejeitamos a proposta em julho. Deveríamos ter mostrado para a população que aquele projeto tinha problemas. Vamos agora fiscalizar a licitação e não deixaremos que prejudiquem o transporte alternativo.”
Americano e Wagner Freitas (PR) se posicionaram contrários ao projeto dos transportes desde que este chegou à Câmara. Entretanto, ambos votaram favoráveis. Ainda assim, o presidente da Comissão de Transportes e Trânsito questionou a validade da sessão. “Eu não concordo com esse modelo de reestruturação. A manobra que fizeram nesta Casa pode cair por terra.” Já Zé Luís comemorou a aprovação e cutucou os opositores. “Eles se desgastaram perante a população. O argumento de entrar na Justiça é ruim e imprudente. Acredito que enfim a população venceu as vaidades, má vontade e resistência de alguns.”