CVV: ‘A felicidade depende de nós’
Os colaboradores da ACE estiveram reunidos no auditório Luis Roberto Mesquita, na manhã de ontem, para assistirem as palestras de Zilda, Luci e Emerson – três voluntários do Centro de Valorização da Vida – CVV, unidade Guarulhos. O objetivo do encontro foi a exposição do trabalho da instituição, além da demonstração de como alguns minutos de atenção podem salvar uma vida.
Voluntária do CVV, Zilda, fala sobre o trabalho da instituição
A voluntária Luci começou a exposição com um filme de 30 segundos, em que fica clara a importância do ato de ouvir. “Há muitos momentos em que deixamos o nosso estado emocional baixar. É quando pensamos que são verdadeiras frases como ‘estou tão confuso’, ‘não quero estar aqui’, ‘estou tão triste’, ‘tenho medo’, ‘ninguém me entende’. Nós devemos transmutar esse estágio. Para ajudar nesse processo, existe a CVV”, afirmou.
Em sua participação na palestra, a voluntária Zilda afirmou que as pessoas têm de valorizar umas às outras. “O que ocorre, inúmeras vezes, é que nós evitamos os relacionamentos, com receio de nos machucarmos emocionalmente. O nosso principal anseio é de que a sociedade seja tão fraterna que, no futuro, o CVV nem precise existir”, disse.
Base – Segundo Zilda, o trabalho do CVV tem como base o vazio de atenção e de afetividade que as pessoas sentem – com maior ou menor frequência. “Ninguém faz curso para saber escutar os outros, e essa é a principal maneira de nós sermos úteis e aprendermos com as experiências alheias”.
Regada com trechos de músicas brasileiras que tratam da valorização do dom da vida, a palestra foi finalizada com uma encenação entre as palestrantes. Por intermédio de um rico diálogo, Luci e Zilda puderam expor o real significado de posturas mais fraternas no dia a dia familiar e profissional.
Serviço – A organização existe há 48 anos no Brasil e funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, por meio do telefone 141. O atendimento é gratuito. No site www.cvv.org.br existe também a possibilidade de conversar, via chat, às segundas, terças, quartas-feiras e sábados, das 19h às 23h. O endereço em Guarulhos: rua Octávio Nunes da Silva, 33 – Vila Moreira – fone 2440.4111.