ACE-Guarulhos

Cuidados no Recebimento de Cheques

Consulte sempre a ACE-Guarulhos para ter acesso ao cadastro do Serviço Central de Proteção ao Crédito e ao UseCheque.

Confira se o número do cheque no alto da folha é igual na tarja inferior como mostra a figura:

– Confira o cheque com o cartão do banco. Todos os dados devem ser os mesmos. Tem ocorrido com mais freqüência a adulteração do número da conta corrente. Ao conferir os dados do cheque com o do cartão, evita-se este tipo de fraude. Além disso, poderá se confirmar dados como nome, número da agência e conta corrente.

– Solicite o documento de identidade original, compare com o número constante no cheque, e anote dados como telefone e endereço em seu verso. Hoje os cheques trazem também a data de abertura da conta corrente, dado que também deve ser levado em consideração.

– Em caso de dúvida quanto ao telefone, faça uma ligação no mesmo momento para confirmar, peça telefone para referência (cuidado com celular), ou ainda, condicione a venda à compensação do cheque.

– Não aceite cheques de terceiros, ou pré-preenchidos, rasurados, e tampouco troque cheque por dinheiro.

– Se tiver dúvidas sobre o cheque já ter vindo preenchido ou não, solicite nova assinatura no verso do cheque.

– Veja se o cliente controla a emissão do cheque anotando no canhoto os dados. Se não anotar, desconfie.

– Verifique se o valor numérico confere com o extenso.

– Cuidado com cheques desbotados, com aparência de “velho”, pois pode ser de conta já encerrada.

– Acima de tudo, mostre respeito ao cliente. Explique o motivo dos cuidados que foram adotados, comentando os casos de fraudes ao cheque. A sinceridade é a melhor maneira de estreitarem-se os seus laços com o cliente.

– Veja se ele quer fazer um cadastro para abreviar uma futura compra. Perde-se um pouco de tempo agora, mas ganha-se na confiança, e se souber usar, até em marketing.

Clique aqui e veja as alíneas mais comuns na devolução de cheques.

Clique aqui e conheça todos os motivos de devolução.

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