Fazer um bom plano de negócios é uma das melhores alternativas
Conforme dados do Sebrae, 71% das empresas fecham nos primeiros cinco anos de vida. São muitos os motivos que fazem com que essa taxa de mortalidade seja tão alta. Entre eles, a forma como o empresário resolve abrir seu negócio e como faz para se manter no mercado destacam-se como os mais comuns.
Inúmeros erros são cometidos antes mesmo da abertura de uma empresa. Segundo o consultor do Sebrae, Saulo de Tarso dos Santos, “muitos não sabem se estão abrindo uma empresa por que gostam do ramo ou por dinheiro”. Para ele, em primeiro lugar, é preciso saber o que o empresário gosta de fazer. “A gente nota que o negócio vai dar certo quando o empresário tem paixão por aquilo que faz”.
Em segundo lugar é necessário perceber se há oportunidade para esse negócio.
Oportunidade – Fazer uma pesquisa eficiente sobre um segmento antes de se lançar num mercado desconhecido é uma das alternativas. Dessa forma, é possível identificar as características do segmento, se há consumidores para o produto ou serviço a ser lançado, qual é a necessidade desse consumidor, descobrir como é o comportamento do mercado e da cultura local, levantar informações sobre a concorrência e futuros fornecedores. “Muitos empresários abrem uma empresa achando que irão ganhar dinheiro, sem saber se existem clientes”, alerta Santos.
Produto – Outro ponto fundamental é o produto. “Cada produto tem um perfil de cliente”. Com o conhecimento sobre esses pontos será possível montar um plano de negócios, o que vai proporcionar maior segurança e conhecimento de mercado para fazer, por exemplo, uma formação correta de preços, pois 80% já abrem uma empresa com a formação de preço errada.
Além disso, o empresário precisa ter conhecimento sobre como administrar seu negócio e, principalmente, como oferecer ao cliente um atendimento qualificado. Uma pesquisa do Sebrae mostra que 70% da empresas perdem clientes por causa de falhas no atendimento.
Foi-se o tempo em que ter apenas o capital de giro bastava para abrir uma empresa e fazê-la crescer. O empresário que estiver bem informado poderá ter maiores chances de se estabelecer no mercado e permanecer, mesmo diante de tantos pontos negativos. “Quanto mais ele entra de cara em um negócio, o risco aumenta. Sempre quando há planejamento, o risco cai”, acrescenta o consultor.
Ajuda – Hoje, é fundamental que o empresário busque se atualizar e se reciclar constantemente. Saber tudo sobre seu cliente, sobre negócios, conhecer a si mesmo, as pessoas e a cultura de onde você vive é fundamental.”Não importa onde: no Senac, no Sebrae, na Associação Comercial, nos cursos seqüenciais de dois anos, na Internet ou em consultorias especializadas, informações é que não faltam no mercado.”Não existe mais como ficar parado no tempo”, alerta o consultor.