Notícias

Cuidados ao movimentar conta pela Internet

Guarulhos, 01 de novembro de 2002

arteO cliente bancário que utiliza os serviços do Internet Banking para realizar seus pagamentos, transferências e outras transações financeiras de sua conta corrente deve ficar atento aos golpes das quadrilhas especializadas em capturar dados via computador ou telefone.

O delegado titular de estelionato da Delegacia de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), Manoel Camassa, alerta o correntista bancário a utilizar a Internet com muito cuidado quando se trata de operação financeira. “Nos sites dos bancos o ambiente é mais seguro mas, em outros sites o perigo é grande. O internauta deve evitar digitar senhas ou dar informações sigilosas por computador”, orienta.

As quadrilhas especializadas em golpes no Internet Banking têm diversos métodos para conseguir transferir o dinheiro das vítimas para suas contas bancárias. A tática mais utilizada, segundo o delegado, é quando os golpistas identificam o número da conta e a senha da vítima, através de saques no caixa eletrônico e, depois utilizam estes dados para abrir um cadastro na Internet.

Manoel Camassa ressalta que os bandidos utilizam os dados do cliente bancário que não possui cadastro no Internet Banking para ingressar no site do banco e fazer transferências na conta corrente da vítima. “Os golpistas abrem um cadastro no site do banco da vítima, cadastram uma senha e fazem uma assinatura eletrônica. Com estas ferramentas nas mãos realizam diversas movimentações”, explica o delegado.

Outro golpe comum, segundo Manoel Camassa, é o envio de e-mail ou carta pedindo para as vítimas enviarem seus dados cadastrais e sua senha para recadastramento de conta ou troca de senha. “Nenhuma destas operações deve ser feita via computador, telefone ou carta. Recadastramento de conta ou troca de senha são feitas apenas pessoalmente em sua agência bancária”, avisa.

Caio Prates