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Cuidado com o calote em janeiro e fevereiro

Guarulhos, 29 de janeiro de 2008

As vendas no Natal de 2007 foram consideradas pelos comerciantes umas dos melhores desde 2000. Passada a euforia das compras, os empreendedores passam a se preocupar em janeiro e fevereiro com o fantasma da inadimplência de alguns consumidores, que costuma apresentar elevação nesses meses.

De acordo com o Banco de Incluídos do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), janeiro de 2007 apresentou crescimento de 48,5 % na inadimplência em relação ao mesmo período em 2006. O calote também aumentou em fevereiro de 2007. A inadimplência foi de 39,98% em relação ao mês de fevereiro de 2006.
 
A coordenadora do departamento de SCPC da ACE-Guarulhos, Ivone Pereira Alves, explica que os consumidores brasileiros têm, por hábito, utilizar o 13º salário para saldar dívidas. Com o nome limpo, novas dívidas são adquiridas nas compras de final de ano. Para ela, os empreendedores precisam tomar pequenos cuidados. “Todo o associado que chega a ACE-Guarulhos por conta da inadimplência, aconselho que realizem um cadastro completo de seus clientes. Desta forma, eles poderão controlar os consumidores”, disse.
 
Outra dica importante seria a realização de consulta completa no SCPC/Cheque. Por meio do serviço oferecido pela ACE-Guarulhos, o empreendedor poderá ter acesso a dados importantes do cliente, como: cheques sem fundo, protestos em cartório, registros em outras lojas, registro de evolução de inadimplência e alerta de roubo.
 
Segundo a gerente administrativa da Matrocar Auto-Peças, Nancy Barganesi, o estabelecimento não possui grande número de inadimplências. O caminho encontrado foi estimular o uso do cartão de crédito. Quando o cheque é a única forma de pagamento do cliente, a loja  realiza a consulta no SCPC/Cheque ou repassa para uma administradora financeira.
 
Nancy disse, ainda, que utiliza os serviços de consultas da ACE-Guarulhos para fugir dos calotes. “Tentamos sempre vender de forma segura, além de realizar, com cautela, a formação de um cadastro”, disse.
 
Já o Roberto Arai, proprietário da Krill Papelaria, o caminho encontrado foi não aceitar compras pagas com cheques. “Só libero cheque de pessoas de confiança e ainda assim, faço a consulta nos serviços da ACE”, falou.
 
O presidente da ACE-Guarulhos entende que quanto mais informações do empresário tiver da sua clientela, menor será o risco de inadimplência. “O comerciante sabe que para a venda ser boa, é necessário receber no prazo. Muitos usam o SCPC para consultas na hora de dar o crédito e nos casos mais grave, quando não recebem utilizam o serviço para negativar os consumidores que não horam seus compromissos”
 
Os empreendedores interessados nos serviços de consultas da ACE-Guarulhos podem ligar na Central de Relacionamento, (11) 2137-9333, ou ainda, dirigir-se a Casa do Empreendedor – Sede da entidade – que fica na Avenida João Bernardo Medeiros, 278, Bom Clima.