Notícias

Cresce o consumo de energia elétrica no país

Guarulhos, 07 de outubro de 2003

O consumo de energia elétrica no país cresceu 5% nos primeiros sete meses do ano em comparação ao mesmo período de 2002, segundo o boletim mensal produzido pelo Comitê Coordenador do Planejamento da Expansão dos Sistemas Elétricos (CCPE) da Eletrobrás. O melhor desempenho foi verificado no setor residencial, com crescimento de 7,5%. O setor industrial teve aumento tímido no período, com apenas 2% acima dos sete primeiros meses de 2002.

O grupo de técnicos que elabora o estudo mensal da Eletrobrás, atribuiu o fraco desempenho do setor industrial à retração nas atividades principalmente nos segmentos voltados para a demanda interna, como as áreas de derivados de petróleo, alimentos, cimento e têxteis. Esta queda no ritmo deste segmento já havia sido detectada por pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apenas se confirmou na análise de consumo de energia elétrica.

No mês de julho, o setor industrial teve crescimento de consumo de apenas 0,9% sobre julho do ano passado. No acumulado de 12 meses, o crescimento é de 6,8%. Se considerado somente o mês de julho, a alta do consumo de energia no Brasil, somando todos os setores, foi de 3,2% sobre o mesmo período em 2002. Em 12 meses, o crescimento acumulado é de 9,6%.