As chamadas para o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que reflete vendas a prazo, aumentaram 3,3% em relação a 2002. E as consultas ao UseCheque (vendas a vista) sofreram uma leve baixa: 1,8% na mesma comparação.
De uma maneira geral, os números foram vistos de uma forma positiva. “É um bom resultado diante da queda da massa salarial, que prejudicou a venda de bens de menor valor”, afirma o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Guilherme Afif Domingos.
Ele explica que a ampliação na comercialização de bens de maior valor (como eletroeletrônicos e móveis, por exemplo) é uma reação à flexibilização da política monetária. Além disso, Afif ainda destaca dois fatores de incentivo a essas vendas: as promoções das lojas e a base fraca de comparação (já que outubro do ano passado foi um mês muito ruim para todo o varejo).
Rumo ao Natal – Motivados pelo desempenho do Dia das Crianças e de olho nos resultados para o final do ano, os shoppings centers já começam a se preparar para o Natal.
Estela Cangerana