Cooperativa de Crédito de Guarulhos amplia linha de produtos e serviços
Imagem do projeto de modernização da sede
Previdência privada, cartão de crédito da bandeira Visa e todas as linhas de seguro são algumas das novidades que a Cooperativa de Crédito de Guarulhos, conhecida como Banquinho de Guarulhos, planeja oferecer ainda neste início de 2010. No total, são quase 4 mil cooperados. A diretoria, empossada em 1º de abril de 2009, já implantou novos produtos, em oito meses de gestão, e faz planos para expandir a área de atuação. O objetivo, avalia o diretor presidente Hugo Mesquita, é ampliar, profissionalizar e modernizar a entidade.
Para isso, até internet banking (serviços bancários pela internet) foi implantado ainda em 2009. “Ampliamos nossa linha de produtos e serviços. Pelo internet banking, o cooperado tem acesso a TED [Transmissão Eletrônica de Documentos], DOC [ordem de transferência de crédito interbancária], pagamento de contas e outros serviços”, enumera Mesquita. Entre as novidades já implantadas pela nova gestão estão crédito consignado para aposentados, poupança e antecipação de pagamento de restituição de Imposto de Renda (IR).
No Banquinho de Guarulhos também é possível descontar títulos, cheques pré-datados e duplicatas. Os cooperados contam, ainda, com cartão de crédito Mastercard e domicílio bancário. “Antes, só trabalhávamos com duas ou três linhas de crédito e conta corrente. Ainda em 2009 ampliamos nossa linha de produtos e serviços. Estamos numa fase de implantação de novos projetos”, diz o diretor presidente. “Os associados terão taxas de juros ainda menores e remuneração mais atrativa nas aplicações financeiras”, adianta ele.
A Cooperativa encerrou 2009 com R$ 200 mil de “sobras”, como define Mesquita. Em 2008, as sobras foram de R$ 400 mil. “Mas não são números para medir resultados. Para nós é melhor oferecer uma taxa de juro baixa do que ter sobra. A gente não pode ter sobra. Quando fecha o ano, distribuímos as sobras. Diferentemente dos bancos, aqui o lucro que o cliente gera volta em forma de lucro, já que o cooperado é dono.”
Apesar das mudanças recém implantadas, o diretor gerente Milton Brazan garante que o respeito à tradição do Banquinho será preservado. “Nosso grande desafio é manter a tradição destes 52 anos, mas inserido num novo contexto de administração e modernidade”, explica. “As perspectivas de crescimento e desenvolvimento são muito grandes, com muita confiança em toda a diretoria. Precisávamos que tudo isso acontecesse há muito tempo. É uma fase inovadora”, complementa o diretor superintendente Celso Batista do Rego.
Sede – O prédio da sede também será modernizado. O projeto já está pronto e aprovado. As obras começam nos próximos dias. Para isso, a Cooperativa funcionará, já a partir da próxima segunda-feira, 18, em uma sede provisória, no número 284 da rua Felício Marcondes, no Centro, a poucos metros da sede, que fica no número 240. A previsão de conclusão da reforma é de três meses, quando a sede volta para o 240.
Segundo Mesquita, há planos de implantação de novos pontos de atendimento, em outros bairros e até para outras cidades, como Nazaré Paulista, Mairiporã, Franco da Rocha e Santa Isabel. Na próxima quinta-feira, 14, assembleia definirá a alteração do nome para Cooperativa de Economia e Crédito da Serra da Cantareira, além de outras mudanças no estatuto.
Serviço
Cooperativa de Crédito de Guarulhos
Rua Felício Marcondes, 284 (sede provisória a partir da próxima segunda-feira)
Rua Felício Marcondes, 240 (sede)
Telefone 2087-6750
Site www.sicoobguarulhos.com.br