ACE-Guarulhos

Cooperação pode gerar frutos às empresas

A Apex (Agência de Promoção de Exportações do Brasil) organizou o primeiro Fórum de investimento e Cooperação Empresarial Hispano-Brasileiro.

O evento será realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro em São Paulo e contará com a presença de mais de 80 empresas espanholas.

É mais uma realização com o intuito de aproximar as duas economias que, inclusive, contou com o apoio do primeiro-ministro espanhol José Luis Zapatero, em recente visita ao Brasil.

Aproximação econômica
O objetivo do Fórum é mostrar às empresas oportunidades de acordos de transferência de tecnologia e de técnicas de produção.

Além disso, pretende incentivar a criação de joint ventures, ou seja, a união de empresas para criar um novo negócio que irá atuar em ambos os mercados. A nova empresa poderá comercializar, de forma conjunta, produtos elaborados individualmente, pelas corporações originais, ou criar novos projetos em parceria.

Participação de diversos setores
Empresas de vários setores participarão do evento, como engenharia e construção, meio ambiente, saneamento e energias renováveis, turismo, calçado, têxtil e confecção, móveis, produtos agro-alimentares, tecnologias da informação e da comunicação, químico, embase e embalagem.

Para o presidente da Apex, Juan Quirós, “esta parceria é fundamental para garantir o sucesso das nossas ações na Espanha, que têm como foco os pequenos e médios empresários”.

O que é a Apex
A Apex é uma agência vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem por objetivo inserir novas empresas exportadoras no mercado internacional, ampliar os mercados e gerar emprego e renda.

De acordo com a agência, o Brasil é um grande exportador de produtos básicos, mas precisa aprimorar a oferta de manufaturados.

Patricia Alves Oliveira

Sair da versão mobile