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Convênio vai estimular exportações de bijuterias

Um convênio entre o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e a Agência de Promoção de Exportações (Apex) vai beneficiar as exportações das bijuterias brasileiras. Com investimentos para 2005 da ordem de R$ 15,1 milhões, inicialmente o projeto beneficiará 30 empresas por meio de participações em feiras internacionais. Estima-se ainda que o convênio promova um crescimento de 10% na exportação de folheados e de 50 a 100% no de bijuterias. O anúncio foi feito na 29ª Bijóias SP, maior evento do setor de bijuterias, folheados, prata e acessórios do País, que se encerra hoje na capital.

De acordo com o IBGM, as exportações de bijuterias cresceram 75% de 2003 para 2004, movimentando mais de US$ 4,7 milhões. Os principais mercados importadores foram Espanha, México, Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, Coréia, França e Equador. “Para este ano, pretendemos alcançar e aprimorar principalmente os mercados mexicano, italiano e francês”, afirma Vera Masi, organizadora do evento.

Metas – Dentre as metas previstas na parceria, estão missões de prospecção do setor na América do Sul – Venezuela, Peru e Argentina – México e Estados Unidos, além da participação em feiras internacionais. “As feiras são os instrumentos mais eficazes para a divulgação e exportação de nossas bijuterias, que são reconhecidas internacionalmente pelo design”, explica Écio Morais, diretor do IBGM. Além das feiras, o executivo prevê o desenvolvimento de um caderno de tendências, a elaboração de material promocional e o apoio à vinda de jornalistas e compradores do exterior.

Feira – A atual edição da Bijóias apresenta os lançamentos de 152 designers e fabricantes para o outono/inverno 2005. A expectativa era de receber mais de 7 mil compradores nacionais e internacionais. “As vendas no final de 2004 cresceram 17% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Apenas na Bijóias, devem ser gerados R$ 15 milhões em negócios”, diz.

Tendências – As coleções de bijuterias, folheados, prata e acessórios expostas na Bijóias foram inspiradas no clima retrô, ou new retrô. A tendência mistura o novo e o clássico e apresenta um visual decorado com pedrarias, paetês, plumas, penas e peles, inspirada nas décadas de 20, 50 e 70. Tudo com muitos contrastes.

André Alves

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