Contabilistas vão virar consultores das MPEs
Os micro e pequenos empresários vão ganhar milhares de consultores espalhados pelos quatro cantos do país. Esta é a proposta do projeto Contabilizando o Sucesso que será lançado, oficialmente, no dia 23 de outubro, em Brasília.
O projeto é resultado de um convênio entre o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) e o Conselho Federal de Contabilidade e vai envolver as unidades estaduais do Sebrae e os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs).
O projeto vai preparar o contabilista, por meio de cursos de capacitação, para atuar como consultor do micro e pequeno empresário. Com um índice de mortalidade que supera os 50% nos dois primeiros anos de atividade, a pequena empresa tem a má gestão como principal causa mortis. Reduzir esse percentual de insucesso é o principal objetivo do projeto.
Mas a iniciativa tem um alcance que vai muito além. Aumentar a taxa de sobrevivência das micro e pequenas empresas significa preservar postos de trabalho, estimular potenciais empreendedores e contribuir, de maneira significativa, para o crescimento da atividade econômica do País.
A parceria que se anuncia entre os 350 mil contabilistas do País e o universo de 4,5 milhões de micro e pequenas empresas tem potencial para se converter em um mecanismo indutor do tão sonhado crescimento econômico, que é hoje uma das principais necessidades do Brasil.