Conta de luz vai subir 2,9% para cobrir prejuízo com o racionamento
As contas de luz deverão ficar 2,9% mais caras para as residências e consumidores rurais durante os próximos três anos. O reajuste servirá para cobrir os prejuízos financeiros das distribuidoras e geradoras de energia com o racionamento.
Para os demais consumidores, incluindo comércio e a indústria, o reajuste será de 7,9%. Na média, o reajuste será de 5,7%.
O reajuste entrará em vigor assim que as distribuidoras e geradoras assinarem o acordo com o governo. A previsão é que ocorra ainda esta semana.
Para o próximo ano, o “ministério do apagão” prevê novos reajustes que poderão somar mais 20% sobre o valor atual. A expectativa anterior era de um aumento de até 30% em 2002.
Os consumidores considerados de baixa renda não serão atingidos pelo reajuste. Os critérios para definir quais consumidores estão incluídos na categoria baixa renda variam de acordo com cada uma das distribuidoras.
Desde o início do racionamento, as distribuidoras reivindicam um aumento das tarifas. Elas argumentam que tiveram seu “negócio” prejudicado pois deixaram de distribuir energia devido à imposição do racionamento.