Notícias

Conta de luz fica mais barata em Guarulhos

Guarulhos, 26 de outubro de 2007

A diretoria colegiada da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou revisão tarifária periódica da distribuidora Bandeirante Energia S/A. Como resultado do processo de revisão, os consumidores das áreas de concessão da Bandeirante terão uma redução média de 11,97%. A nova tarifa já entrou em vigor.

Os índices aprovados pela Aneel refletem o aumento de produtividade da empresa, a redução do custo médio de capital (que define a remuneração das concessionárias) e a diminuição das despesas com a Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis (CCC). A CCC é um encargo que subsidia a compra do óleo diesel e do óleo combustível usado na usinas termelétricas que abastecem principalmente a região Norte.

Os documentos com as propostas de revisão foram submetidos à audiência pública de 30 de agosto a 24 de setembro último, período definido para o recebimento de contribuições por escrito dos interessados.

Em 27 de setembro, a Aneel promoveu uma audiência pública presencial, em São José dos Campos, com a participação de consumidores, representantes de órgãos de defesa do consumidor, prefeitos e dirigente da concessionária para ouvir propostas para a revisão.

A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras. É realizada a cada quatro anos em média com o objetivo de equilibrar as tarifas do segmento de distribuição, com base na remuneração dos investimentos necessários à prestação do serviço e na cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel.

A Bandeirante atende 1,32 milhão de unidades consumidoras em 28 municípios de São Paulo concentrados nas regiões Alto Tietê e Vale do Paraíba.