Consumo de energia sobe apenas 1% no Sudeste e cai no Nordeste
O consumo de energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste aumentou apenas 1% após o fim do racionamento. O gasto de energia entre sexta-feira e domingo ficou em 22.794 megawatts médios, contra 22.472 MW entre a sexta e o domingo da semana anterior.
No Nordeste, o resultado foi ainda mais surpreendente. Mesmo sem meta, cobrança de sobretaxa ou risco de corte, a população diminui o consumo em 1,2%. O gasto entre os dias 22 e 24 de fevereiro ficou em 5.337 MW, contra 5.268 MW nesse último final de semana.
Os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também mostram que o consumo atual está mais baixo do que o projetado pelo governo para o mês de março.
A partir de informações repassadas pelas distribuidoras no final de fevereiro, ficou previsto que a carga média este mês será 23.901 MW. Pelos três primeiros dias do mês, o consumo está 4,6% inferior à projeção.
Técnico do ONS afirmam que ainda é preciso esperar o comportamento do consumo durante os dias úteis para avaliar com mais precisão se o gasto de energia este mês ficará mesmo abaixo do previsto.