Os consumidores vão encontrar menos produtos importados nas prateleiras dos supermercados neste Natal. Com a alta do dólar nos últimos meses, o setor optou por diminuir a oferta desses itens. Pesquisa da Associação Brasileira dos Supermercados confirmou que quase a totalidade dos supermercados está reduzindo suas compras de importados.
Os supermercados estão comprando, em média, 18% menos frutas natalinas importadas e entre 15% e 20% menos vinhos. Segundo a Fundação Abras, responsável pela pesquisa, basicamente dois fatores estão influenciando as expectativas dos supermercados para as vendas de fim de ano: as incertezas quanto ao futuro político e econômico do país e o comportamento dos consumidores nas compras de fim de ano.
Segundo a pesquisa, 70% dos clientes serão cautelosos nos gastos. O levantamento foi realizado pela Gerência de Economia, Pesquisa e Informação da Fundação Abras com aproximadamente 50 empresas supermercadistas de todo o Brasil. Juntas, elas somam quase 50% das vendas totais do setor.