Segundo a Fecomercio, o Dia dos Namorados já é quase tão importante quanto o Dia das Mães – segunda melhor data do ano para as vendas, atrás do Natal. A pesquisa da entidade mostra que, se tivessem que escolher entre presentear a mãe ou o namorado (a) 79% dos entrevistados escolheriam o namorado (a).
Embora 46,11% dos entrevistados tenham dito que não pretendem presentear neste Dia dos Namorados, o comércio está menos desanimado do que no Dia das Mães: espera que as vendas sejam 5,28% menores do que em igual data de 2002. No Dia das Mães, a queda esperada era de 7,83%.
Os presentes mais procurados são roupas e calçados: 43,52% dos consumidores disseram que vão escolher algo deste segmento. Entre as mulheres, os presentes preferidos para eles são camisas (13,54%), blusas/camisetas (9,61%) e calçados (7,42%). Entre os homens, as opções são blusa/camiseta (9,85%) e vestido/saia (6,86%). Entre os chamados bens duráveis, os CDs são os campeões de escolha, com 15,74% das respostas.