Notícias

Consumidor quer mais comodidade nas compras

Guarulhos, 22 de janeiro de 2003

arteO consumidor está exigindo mais conveniência e comodidade na hora de fazer as compras. Estudo realizadocom 850 pessoas revela que 68% dos entrevistados optam pelas padarias, supermercados e shopping centers que estejam localizados perto de casa ou a caminho do trabalho. A preferência também recai por estabelecimentos em que o acesso é mais fácil, sem a necessidade do carro, segundo 61% do público pesquisado.

Os consumidores da vizinhança chegam a representar em torno de 60% da clientela no caso das padarias e supermercados. ” Praticidade, preço competitivo, qualidade, conveniência e conforto são fatores que conquistam o consumidor. O levantamento mostra ainda que 31% dos entrevistados são fiéis aos estabelecimentos que freqüentam.

A importância do quesito comodidade é reforçada em outros segmentos da pesquisa. O estudo verificou a aceitação em relação ao sistema de delivery (telentrega) para a compra de produtos como alimentos, CDs, DVDs, flores e remédios. Mais da metade dos entrevistados (59%) disse que utilizam constantemente este sistema.

Outra tendência que se destaca é em relação ao preço. Hoje, o consumidor opta pela qualidade dos produtos e serviços e pelo atendimento. “Atualmente, as facilidades de pagamento e a flexibilização, como por exemplo, arredondar preços, segurar o cheque por algumas semanas, oferecer um brinde, são tão importantes quanto o preço baixo”, afirma Oliveira. No entanto, o executivo acredita que, no futuro próximo, a tendência é que itens como esses sejam ainda mais exigidos pelo consumidor.

Oliveira acredita que, neste contexto, os pequenos varejistas levam vantagem. “Um minimercado do bairro possui um relação direta com o cliente, ao contrário das grandes redes “, diz Oliveira. Na hora de decidir a compra, 42,8% apontaram como fator predominante a qualidade dos produtos ou serviços, enquanto que 39,9% disseram que o preço é determinante, além do atendimento (17,3%).

Os números apurados no estudo da Store Shopping, segundo Oliveira, indicam que agregar serviços aos produtos é uma das principais estratégias para incrementar as vendas. “Criar ambientes temáticos para as crianças, por exemplo, ou oferecer manobristas nos estacionamentos são algumas formas de conquistar este consumidor”, defende ele. De acordo com o levantamento, o consumidor valoriza cada vez mais produtos e serviços diferenciados. “O ato de comprar está diretamente ligado ao lazer e entretenimento”, afirma Oliveira.